Entre "nas ondas" da web rádio de Djair Araújo, um apaixonado pela radiodifusão Conheça Djair Araújo, um nordestino que mora em Lavras e que tem uma web rádio com uma grande audiência no Brasil e no exterior

  • 27/04/2016
  • 0 Comentário(s)

Entre "nas ondas" da web rádio de Djair Araújo, um apaixonado pela radiodifusão Conheça Djair Araújo, um nordestino que mora em Lavras e que tem uma web rádio com uma grande audiência no Brasil e no exterior

Dizem que o companheiro inseparável do brasileiro é o rádio, entra ano e sai ano e sempre tem um boato que o rádio está chegando ao fim. Não é verdade. As alterações e inovações vão surgindo, mas devido a sua instantaneidade, o rádio se mantém vivo e firme. Esse imediatismo é fascinante, e somente o rádio pode proporcionar. Além disso, o veículo é voltado para o local, diferente de algumas emissoras de televisão e jornais. Ele é ainda o mais ágil dos veículos de comunicação.

Se do outro lado do mundo acontece um sopro de tsunami nós tomamos conhecimento pela velocidade dos meios de comunicação de hoje, das ferramentas que temos, e o rádio é o primeiro a dizer. O rádio leva vantagens sobre outros meios de comunicação: não precisa preparar o locutor com maquiagem e as vezes, vai até mesmo sem um texto elaborado. Dependendo da experiência do profissional basta se inteirar do assunto e vai de improviso mesmo, sem precisar de redação de texto.

Em Lavras, o rádio sempre esteve presente em todos os momentos importantes da vida dos lavrenses. Para se ter uma ideia da tamanha importância deste aparelho, no dia primeiro de janeiro de 1930 foi inaugurado na praça Augusto Silva, pelo empresário Raul Hermeto o Hotel Hermeto e o diferencial do empreendimento e que figuravam nas propagandas eram dois equipamentos: "uma geladeira da marca GE e um aparelho de rádio da marca "Metrone", para servir os seus hospedes".

Foi através do rádio que os lavrenses, reunidos em pequenos grupos espalhados pela cidade, em torno dos raros aparelhos existentes na época, ouviam perplexos a notícia do fim do lendário Virgulino Ferreira, o "Lampião", no dia 29 de julho de 1938. Nove anos depois a cidade ganhava sua primeira emissora: por iniciativa do empresário Paulo de Castro, foi inaugurada a Rádio Cultura D'Oeste de Lavras, com o prefixo ZYI-6, sendo seus primeiros locutores Eucídio Grandi e Wanderley Valeriano, como técnico, Walter Mendes dos Santos, conhecido por Nato, isso foi há 68 anos, no dia 26 de janeiro de 1947.

Depois da Cultura, outras emissoras vieram e hoje a cidade conta com cinco emissoras: Cultura, a pioneira em radiodifusão na cidade, a Rio Grande 94 FM, a Dimensão, a Universitária e a Rádio Renovar. Todas têm seu público fiel, tem ouvintes que levantam e já ligam o rádio para saber tudo o que aconteceu na cidade. Além da informação imediata, o rádio tem o entretenimento.

Além das emissoras convencionais, a cidade tem também rádios via web, que são as rádios na internet. Uma delas é a Web Rádio Stéreo Vale FM, ela existe há 4 anos e foi fundada pelo radialista Djair Araújo, que mora em Lavras há 20 anos. Djair é pernambucano, do Recife, e há 36 anos trabalha com comunicação.

A vida de Djair é cheia de histórias interessantes, para se ter uma ideia, quando a reportagem chegou até sua sede para entrevistá-lo, ele estava conversando, por telefone, com Marlene Matos, a ex-empresária da apresentadora Xuxa. Djair e Marlene são amigos antigos. Era amigo também de Pedro de Lara, "desde quando ele era astrólogo", disse.

Ele já foi um homem de televisão, foi figurante nas novelas Cavalo de Aço, na Rede Globo, e Jerônimo, o Herói do Sertão, da extinta TV Tupi. Trabalhou como apresentador na TV Sul Fluminense, afilada da Rede Band, e em outras emissoras fez diversos trabalhos, atrás das câmeras, mas o seu forte mesmo é o rádio, por quem tem uma paixão alucinante - ele vive rádio 24 horas por dia.

Nesses 36 anos de comunicação, Djair trabalhou nas emissoras: Rádio Solimões-AM, hoje Rádio Tropical, do Rio de Janeiro; rádio Sul Fluminense, Rádio do Comércio, Rádio Stéreo Sul (antiga Rádio Siderúrgica), e Rádio Ativa-FM, todas no Rio de Janeiro. Em São Paulo ele trabalhou nas seguintes emissoras: Rádio Alternativa; Rádio Aquárius, e Cidade das Rosas. Já trabalhou também na Rádio Clube, de Nepomuceno; Cultura, de Lavras, e Renovar, de Lavras.

No seu currículo de entrevistador, Djair se orgulha de ter batido papo com Roberto Carlos, The Fivers, Márcio Greyck, Agnaldo Timóteo, Elimar Santos, Bartô Galeno, Sérgio Lopes, Sâmara e algumas atrações internacionais, como: Manolo Otello e James Taylor. Todos já passaram pelo seu programa "Falando aos Corações", na Rádio do Comércio.

Questionado como ele chegou a Lavras, Djair contou que seu sogro morava em Ribeirão Vermelho, ele era ferroviário. Contou que o sogro queria muito que ele fosse a Ribeirão Vermelho, até que um dia apareceu e fez um trabalho comunitário naquela cidade, para a alegria do sogro.

Djair disse que veio a Lavras a passeio e que se apaixonou pela cidade e nunca mais voltou para a cidade em que estava morando. Aqui se estabeleceu e mora até hoje.

Mas ele não abandonou a radiodifusão: criou, há quatro anos, a sua própria emissora na internet. Em sua casa tem um cômodo montado exclusivamente para sua rádio e já recebeu diversos artistas, como os que ele trouxe a Lavras em novembro - foram 22 artistas para se apresentar em Lavras, dentre eles, Manoel Marcos, o filho do cantor Antônio Marcos; Eliane Leite, conhecida na região Centro-Oeste do país; Taty Sertaneja, Vitor Hugo e Mirian Motta, atriz e radialista em São Paulo. Além desses, outros artistas se apresentaram na praça principal de Lavras, numa tarde em que ele lançou o projeto Show de Novos e Velhos Talentos, que visa divulgar estas pessoas (Clique AQUI para ler a notícia sobre este projeto).

No dia 19 de abril ele pretende trazer 30 artistas, entre eles, novos talentos, explicou. Eles vão se apresentar na praça para o público, sem a cobrança de ingressos. Será a segunda edição do Show de Novos e Velhos Talentos.

O radialista contou que foi um dos fundadores da Rádio Comunitária de Ijaci e que em agosto do ano passado, lançou um DVD com uma retrospectiva de seus 36 anos de vida ligada à radiodifusão e a televisão. Hoje ele mantém, sem apoio comercial e oficial, uma emissora de rádio na internet, mas tem um projeto ambicioso: vai montar uma emissora de televisão na web, para isso, já adquiriu equipamentos sofisticados.

Sua web rádio, a Web Rádio Stéreo Vale FM, não sai do ar, fica ligada 24 horas transmitindo música, entrevistas e informações. Durante a entrevista, ele mostrou com orgulho seus relatórios de acessos à rádio, que comprovam que sua rádio tem grande audiência em várias cidades do Brasil e até do exterior. Para "sintonizar" basta acessar: www.webradiostereovalefm.blogspot.com.br.

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


 Locutor no Ar

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. CD COLETÂNEA DA WRSVFM VOL 04

JERUSALEMA

top2
2. CD COLETÂNEA DA WRSVFM VOL 05

PAZ

top3
3. CD COLETÂNEA VOL. 06

TRADUÇÃO

top4
4. CD COLETÂNEA DA WRSVFM VOL 09

O CAMINHO DO SUCESSO

top5
5. VANILDO CUNHA

MEU BOM JESUS


Anunciantes